1737 no Brasil
| |||||
| Milênios: |
| ||||
| Séculos: |
| ||||
| Décadas: |
| ||||
| Ver também: | Outros eventos de 1737 Anos no Brasil Cronologia da história do Brasil | ||||
1737 no Brasil corresponde aos eventos ocorridos no território da América Portuguesa durante o ano de 1737, marcado pela consolidação das medidas de controle sobre a produção mineral, pela fundação da Colônia do Rio Grande de São Pedro e pela nomeação de novos administradores no Estado do Maranhão.
Contexto político e administrativo
Em setembro de 1737, João de Abreu Castelo Branco assumiu o governo do Estado do Maranhão (1737–1747), inaugurando um período de mais de uma década de relativa estabilidade administrativa na região. O Estado do Maranhão, com sede em São Luís, compreendia o Maranhão, o Piauí e o Pará, sendo governado de forma separada do Estado do Brasil com sede no Rio de Janeiro.[1]
No Rio de Janeiro, o governador Gomes Freire de Andrade — que acumulava também o governo das Capitanias de Minas Gerais — enviou carta à Corte em novembro de 1737 solicitando a manutenção de um efetivo maior da Companhia de Dragões na Capitania de Minas Gerais. A presença militar era considerada necessária para o controle da ordem pública, especialmente após os Motins do Sertão do ano anterior.[2]
Fundação da Colônia do Rio Grande de São Pedro
Em 1737, foi fundada a Colônia do Rio Grande de São Pedro, núcleo inicial do que viria a ser a Capitania do Rio Grande de São Pedro do Sul (atual Rio Grande do Sul). O território representava a extremidade meridional da América Portuguesa, fronteiriço com os domínios espanhóis no Prata. A ocupação militar e colonizadora da região era uma estratégia da Coroa Portuguesa para defender a fronteira sul de seus domínios americanos contra as ambições espanholas.[3]
Igreja Católica
A fundação de qualquer núcleo de colonização vinha acompanhada da presença eclesiástica. Na Colônia do Rio Grande de São Pedro, como em outros estabelecimentos coloniais, a construção de uma capela era uma das primeiras iniciativas dos colonizadores, funcionando como centro de reunião comunitária, registro de nascimentos e casamentos, e marco simbólico da posse cristã do território.
No Maranhão, os missionários carmelitas e jesuítas continuavam sua atividade de catequese nas aldeias indígenas do médio Tocantins e do rio Negro. As missões eram responsáveis por grande parte da exploração comercial da Amazônia — com a coleta de drogas do sertão como cacau, cravo e salsaparrilha — usando mão de obra indígena aldeiada sob supervisão religiosa.
Ver também
Ligações externas
Referências
- ↑ Arquivo Nacional. Cronologia do Período Colonial (1700–1807). Disponível em: https://mapa.an.gov.br/index.php/assuntos/79-producao/80-cronologia/505-periodo-colonial-1700-a-1807. Acesso em mar. 2026.
- ↑ Arquivo Nacional. Correspondência dos Governadores do Rio de Janeiro. Cód. 80, vol. 07. Carta de Gomes Freire de Andrade, 13 nov. 1737.
- ↑ Arquivo Nacional. Cronologia do Período Colonial (1700–1807). Disponível em: https://mapa.an.gov.br/index.php/assuntos/79-producao/80-cronologia/505-periodo-colonial-1700-a-1807. Acesso em mar. 2026.
